FLÁVIA MARTINS

Foto de divulgação: FLÁVIA MARTINS

Flávia Martins é jornalista, executiva e escritora, e assumiu em junho de 2025 a direção executiva do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo. A nomeação marcou o início de uma nova fase para a instituição, conhecida pelo trabalho em torno da memória, da arte e da história afro-brasileira. Com quase três décadas de experiência em sustentabilidade, diversidade e inovação, chegou ao cargo após um processo seletivo público.

Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Marketing e especialização em Marketing Analytics pela Harvard Extension School, Flávia Martins construiu uma carreira em organizações como o Pacto Global da ONU, Telefônica e Oracle. Desenvolveu projetos focados na aceleração de carreira de profissionais negros, aliando gestão, comunicação e impacto social. A sua experiência como mentora e palestrante integra-se no percurso que agora aplica à gestão cultural.

Em 2025, após a sua nomeação, definiu como prioridades o fortalecimento institucional do Museu Afro Brasil, a ampliação da visibilidade nacional e internacional e a aproximação a novos públicos. Enfatizou também o compromisso com o público escolar, que representa dois terços das visitas, reforçando programas educativos que promovem o reconhecimento da história e da produção cultural afro-brasileira. A estratégia inclui novas ações de comunicação e parcerias com redes de ensino.No mesmo ano, anunciou planos de inovação tecnológica, incluindo o desenvolvimento de exposições itinerantes e o uso de ferramentas digitais e de realidade aumentada para ampliar o acesso ao acervo de mais de 8 mil obras da instituição. Em outubro de 2025, concedeu uma entrevista ao Times Brasil (licenciado exclusivo CNBC), onde apresentou as linhas gerais deste novo ciclo e a visão de modernização para o museu.