Alia Raúl Sumail

Bailarina, coreógrafa e empreendedora moçambicana que fez da sua paixão pela dança um legado transformador. Desde cedo, enfrentou dificuldades para encontrar escolas de dança ou comunidades que para acolherem o seu talento em Maputo, mas essas barreiras alimentaram a sua determinação em fortalecer e enriquecer a cena artística no país.

Formada em dança clássica pela prestigiada Royal Academy of Dance, na Dinamarca, Alia regressou a Moçambique com o objetivo de inspirar jovens e transformar vidas através da arte. No dia 5 de maio de 2015, fundou a Interdance, uma escola de dança que nasceu na sala do seu modesto apartamento, com apenas sete alunos de ballet clássico. Em menos de um mês, esse número saltou para 33, e a Interdance tornou-se rapidamente um espaço mágico para sonhadores, onde cada movimento era uma promessa de esperança e realização.

A Interdance não é apenas uma escola, tornou-se num projeto de renome nacional e internacional, moldando jovens talentos e promovendo a arte da dança em Moçambique. Através deste projeto, Alia tem empoderado jovens, criado empregos e proporcionado oportunidades para que a dança seja uma ferramenta de autodescoberta e expressão.

O impacto do seu trabalho foi reconhecido em 2024, quando foi nomeada para os Prémios Mozal Artes e Cultura na categoria de Dança, celebrando a sua contribuição para o desenvolvimento artístico e cultural de Moçambique.