Judoca e primeiro atleta de São Tomé e Príncipe a representar o país na modalidade de judo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Roldeney iniciou a sua carreira no judo em 2016, na Região Autónoma do Príncipe, sob a orientação de André Rosa, treinador e atual presidente da Associação Judo Global de São Tomé e Príncipe. Em 2019, mudou-se para a ilha de São Tomé para continuar os estudos e os treinos. Em 2022, em busca de melhores condições, emigrou para Portugal e integrou o Projeto Ippon na Covilhã, onde obteve o 1º dan e concluiu o curso de treinadores de grau I.
Em 2023, tornou-se no primeiro judoca a representar São Tomé e Príncipe em competições internacionais, participando em eventos de destaque, como o Campeonato Africano, os Jogos Africanos, Grand Prix e Grand Slams. Em 2024, competiu nos Jogos Africanos em Accra (R1 -73kg) e nos Campeonatos Africanos de 2023 e 2024 (R1 -73kg).
Atualmente, Roldeney treina no Centro de Alto Rendimento em Lisboa, graças a uma cooperação entre a Direção Geral do Desporto de São Tomé e Príncipe e o Instituto Português da Juventude e Desporto. Integra o clube de judo da Universidade Lusófona, onde segue uma rotina rigorosa de treino.