Hermínia Teixeira

Canoísta, de 20 anos, tornou-se na primeira atleta feminina a representar São Tomé e Príncipe na modalidade de canoagem de velocidade, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A jovem atleta, que pratica o desporto há sete anos, foi beneficiada em 2021 com uma bolsa olímpica, concedida com o objetivo de apoiá-la na qualificação e proporcionar as melhores condições de treino para os Jogos. Nas eliminatórias, realizadas no Estádio Náutico em Vaires-sur-Marne, Hermínia terminou em sexto lugar na sua série, com um tempo de 59”44, resultado que lhe permitiu avançar para os quartos-de-final. Nessa fase, terminou em oitavo lugar com um tempo de 1’00”28, sendo eliminada da competição e falhando o apuramento para as meias-finais.

Antes dos Jogos Olímpicos, Hermínia Teixeira participou em várias competições nacionais e internacionais. A sua primeira competição internacional foi na Itália, seguida pelo Campeonato Mundial de Canoagem de Velocidade Júnior Sub-23, onde alcançou bons resultados e adquiriu experiência. Em Abuja, Nigéria, destacou-se ao conquistar três medalhas de prata, afirmando-se no cenário internacional.

A qualificação olímpica de Hermínia foi assegurada através de uma colaboração entre o Comité Olímpico Nacional de São Tomé e Príncipe e a Federação Internacional de Canoagem, que garantiram a sua vaga pelo critério de universalidade. Com esta participação, Hermínia Teixeira fez história ao tornar-se a primeira atleta feminina de São Tomé e Príncipe a competir na canoagem de velocidade nos Jogos Olímpicos.