Socióloga e escritora cabo-verdiana. Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (Brasil) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde.
Miriam Medina foi professora na Escola Secundária Suzete Delgado e docente na Universidade de Cabo Verde. Ocupou o cargo de Secretária Executiva no Conselho de Concertação Social.
É socióloga na Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania e na Human Rights Foundation e foi embaixadora da ONU HABITAT.
Foi durante 14 anos, comunicadora do “Mon na Roda”, um projeto que visa a inclusão de pessoas com deficiência pela cultura.
Miriam Medina é também escritora e já publicou três obras literárias. Desde 2017, tem se dedicado a escrever sobre a violência seja ela psicológica, física e/ou sexual.
A sua primeira obra, intitulada “Se Causa Dor não é Amor”, teve lançamento na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, em 2020. O livro, que relata, na primeira pessoa, histórias de violência no namoro, teve uma grande repercussão e a escritora realizou várias palestras sobre a obra.
Dois anos depois, em 2022, lançou “Uma dor além do parto”, uma chamada de atenção para a violência obstétrica em Cabo Verde. O evento teve lugar no Palácio da Presidência da República.
Mais recentemente, em 2024, Miriam Medina, lançou a sua nova obra literária intitulada ‘’Filhas da Violência”, que são relatos de vítimas de violências intrafamiliares.
É fundadora da Fundação Girassol – Passos que mudam vidas, em Portugal, que através da dança pretende levar ‘’leveza’’ para pessoas que estão a lutar contra o cancro. A fundação visa trabalhar a consciência corporal e elevação da autoestima.