Prodígio

Prodígio
Foto: Bruno Miguel

Não é possível falar de hip hop em Português sem mencionar o nome artístico de Osvaldo Moniz. Prodígio é um dos artistas mais tenazes do movimento, seja em Portugal ou em Angola. 

O membro da Força Suprema está cada vez mais focado na sua carreira a solo e o ano de 2022 assinala provavelmente um recorde pessoal: o artista que mais projetos lançou. Foram sete EPs, com o título Prodigia-te, dedicados a cada país africano de língua Portuguesa e ao Brasil. Cada um dos projetos teve a colaboração de vários produtores e rappers do país em referência.

Com o objetivo de representarem união, todos os projetos foram lançados a dia 7 de cada mês, entre fevereiro e agosto. Há ainda outro feito associado ao trabalho que Prodígio desenvolveu no decorrer de 2022. O nome Prodigia-te saiu da esfera musical para estender-se à inauguração de um centro juvenil, no bairro do Prenda (Angola), de onde é natural. O empreendimento tem como propósito alimentar o sonho de jovens daquela zona, criando uma estrutura de apoio ao desenvolvimento e crescimento social.

Com uma cada vez maior noção do peso da sua voz entre os jovens, o artista tem optado por despertar a consciência juvenil em relação à sua potencialidade. Fruto disso é o tema “Afrika”, onde contou com a voz do seu pai, Domingos Moniz, já falecido, e com o apoio do irmão Nilton Moniz na produção.

O tema é uma reflexão sobre a condição de africanos e afrodescendentes na diáspora, com um olhar incisivo sobre a discriminação racial.