DENISE FERNANDES

Foto de divulgação: DENISE FERNANDES

Denise Fernandes é uma cineasta e argumentista luso-cabo-verdiana distinguida com o Prémio de Melhor Realizadora Emergente no Festival de Locarno de 2021 e com o Prémio Ingmar Bergman no Festival de Gotemburgo de 2022, reconhecimentos que a posicionam entre as vozes mais influentes do cinema contemporâneo.

Nascida em Lisboa em 1990 e criada na Suíça, Fernandes formou-se no Conservatório Internacional de Ciências Audiovisuais (CISA) em 2014 e, posteriormente, na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba (EICTV) entre 2016 e 2018. Antes de se estrear na longa-metragem, destacou-se com curtas como Una Notte (2017), Pan Sin Mermelada (2018) e Idyllium (2020), exibidas em festivais de referência como Locarno, Clermont-Ferrand, Winterthur e Olhar de Cinema.

Em 2024, a longa-metragem Hanami, rodada em Cabo Verde, conquistou o Balão de Ouro no Festival dos Três Continentes e o Prémio MAX no IndieLisboa, afirmando Denise Fernandes como uma das representantes do novo cinema lusófono no panorama internacional.