Viviane Ferreira

©Marcus Leoni

Realizadora, roteirista e produtora brasileira. Natural de Salvador da Bahia, é também advogada e ativista do movimento de mulheres negras e fundadora da Odun Filmes. É uma das fundadoras da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).

Licenciada em Cinema pela Escola de Cinema e Instituto Stanislavisky e em Advocacia pela Universidade Paulista com especialização em Direito Público, Direito Autoral e Cultural. Viviane é também mestre em Políticas de Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2008, realizou o seu primeiro curta-documental, Dê Sua Ideia, Debata. No mesmo ano, fundou a Odun Filmes, uma empresa produtora com foco na produção audiovisual identitária, cultural e educativa.

Viviane Ferreira integrou e foi educadora no coletivo de juventude do Ceafro (organização de mulheres negras em Salvador), e até ano de 2017 foi presidenta da Associação Mulheres de Odun, organização de mulheres negras feministas.

Em 2014, seu curta-metragem, O Dia de Jerusa, teve exibição no Festival de Cannes, um dos maiores eventos mundiais do universo cinematográfico.

Em 2020, o filme foi adaptado a longa metragem com o título Um dia Com Jerusa e Viviane se tornou assim  a segunda mulher negra no Brasil a dirigir individualmente um longa-metragem de ficção. O filme aborda temas como a solidão e a ancestralidade da mulher negra, através do encontro de personagens de diferentes gerações e foi indicado para Melhor Longa-Metragem na 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. 

Em 2021, Viviane Ferreira tomou posse como Presidente da SPCINE  empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo que atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. No mesmo ano, a cineasta também presidiu o Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021. 

Em 2023, dirigiu a emblemática obra de comédia Ô Pai Ô 2, que teve estreia nos cinemas, 16 anos depois da primeira criação. 

Uma referência para gerações de artistas e criadores negres, em 2024, Viviane Ferreira estreou seu novo filme “Afrolatinas: 30 anos em movimentos”, um documentário interativo para celebrar as lutas, conquistas e histórias inspiradoras das mulheres negras latino africanas.