Professor e fundador da Escola Pentagrama de Música, estabelecimento com mais de 30 anos de existência.
Iniciou a sua jornada no mundo da música em 1976, na sua cidade natal, Calheta, na ilha do Maio.
Cresceu numa comunidade onde a música era uma parte vital da vida cotidiana, com 9 anos, o músico construiu o seu próprio instrumento musical, revelando assim, desde cedo, o seu talento e paixão pela música.
Aprendeu a tocar junto de colegas e amigos, com 14 anos começou a estudar música por correspondência, devido à precariedade de instituições de ensino de música em Cabo Verde e, em 1983, afirmou-se como compositor, particularmente de música infantil.
Abriu uma escola de música na ilha do Maio mas ali ficou apenas por dois anos.
Mudou-se para São Vicente e percorreu todas as ilhas do país como professor de música. Em 1991, estabeleceu-se na cidade da Praia, onde decidiu fundar a Escola Pentagrama, inicialmente com um coral infantil e, mais tarde, com a introdução de educação musical”.
A escola Pentagrama foi fundamental na formação de músicos cabo-verdianos tendo sido lugar de passagem e de aprendizagem de vários artistas de renome da cena nacional como Mayra Andrade, Djodje, Sandra Horta e Sara Alhinho.
Em 2024, o músico, professor e compositor Tó Tavares recebeu uma homenagem em reconhecimento a quase quatro décadas de contribuição à música, no Festival Grito Rock.