Diretora executiva do PerifaConnection, uma plataforma de disputa de narrativas e confluência das periferias brasileiras.
Natural de Rio de Janeiro é formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde teve sua trajetória acadêmica consolidada nos temas de Direito à cidade, acesso à terra, advocacia popular e sociologia jurídica.
É pesquisadora acadêmica nas áreas de reforma agrária, direito à habitação, atuação dos movimentos sociais e assessoria jurídica popular e palestrante sobre as questões de raça e periferia, justiça climática, racismo ambiental e comunicação popular.
Integra o conselho consultivo do Consulado dos Estados Unidos da America no Rio de Janeiro, também é conselheira do Projeto SETA – educação antirracista e. Integrou o conselho da pesquisa “Elemento suspeito” do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania CESec. Thuane é Líder Responsável da Fundação BMW.
Ativista por mais vozes negras e periféricas no debate de clima e meio ambiente, é realizadora do CreatorsAcademy, idealizadora do Lab Clima de Cria, integrante da rede do Observatório do Clima, da rede Fé no Clima (ISER) e o GT de Racismo ambiental da Coalizão Negra por Direitos.
Em 2016 Thaune Nascimento recebeu uma Menção Honrosa na área de Direitos Humanos e Justiça e Prêmio FUJB de Extensão Universitária da 7ª SIAc-UFRJ na área Educação pela Fundação Universitária José Bonifácio.
Em 2023 participou da 28ª edição da COP 28, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em Dubai, e em 2024 à Convite do Ministério da Saúde, representou o PerifaConnection e a Coalizão Negra por Direitos no seminário para concepção e criação do Memorial da Pandemia de Covid-19. Neste mesmo ano, Thuane foi voz ativa no III Fórum Afrodescendente das Nações Unidas, na sede da ONU em Genebra, onde se debateu o combate ao racismo e a opressão de afrodescendentes.
Na área de religiosidades, integrou a rede do Novas Narrativas Evangélicas, da Frente de Evangélicos por Direitos e foi consultora da novela “Vai na Fé”.