Nascido a 29 de maio de 1991, é um académico, ativista e investigador guineense, com um forte interesse nas áreas de Educação, História e Cultura, particularmente no contexto da Guiné-Bissau e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Licenciado em Estudos de Língua Portuguesa pela Escola Normal Superior Tchico Té, em Bissau (2017), completou o mestrado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2020. Entre 2014 e 2018, lecionou no Ensino Secundário no Liceu Agostinho Neto, em Bissau. Atualmente, é estudante de doutoramento no programa Discursos: Cultura, História e Sociedade, pela Faculdade de Letras e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sob a referência UI/BD/154286/2022.
Além das atividades académicas, Sumaila é membro da redação da Agenda Cultural de Bissau, onde colabora em iniciativas que promovem a cultura e a educação.
Em setembro de 2024, participou no Simpósio Internacional Amílcar Cabral – Um Património Nacional e Universal, realizado na cidade da Praia, em Cabo Verde. Neste evento, integrou a mesa-redonda “Cabral e a Juventude: um debate intergeracional”, onde destacou a importância de “resgatar o pensamento revolucionário de Amílcar Cabral – enquanto ideologia progressista – para as lutas de hoje”.