Patrícia Silva

Socióloga, professora de teatro e realizadora. Natural da ilha de São Vicente em Cabo Verde, é licenciada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Sociais pela UNICV e Fundadora da Xpressá Escola de Teatro em Mindelo.

Desde 2005 é Professora do Ensino Secundário e Universitário em Cabo Verde onde tem vindo a desenvolver o seu trabalho enquanto activista social.

Além de socióloga, Patrícia Silva é formada em Iniciação Teatral pelo Centro Cultural Português, CCP, do Instituto Camões em São Vicente. E desde 2008 que tem atuado como fazedora de teatro assumindo as funções de atriz, dramaturga, professora de teatro, encenadora e produtora.

Em 2023 apresentou a peça Kiki nos palcos do CVMA, Cabo Verde Music awards e no mesmo ano venceu o prémio Kakói, o prémio para o Carnaval espontâneo em São Vicente, onde levou uma performance para as ruas de Mindelo, sobre o tema tabu, abuso sexual de menores.

A artista multidisciplinar representou Cabo Verde no Festival de Cannes com a exibição do seu primeiro filme como diretora, Mãe Pretinha, que  aborda desigualdades sociais e o papel do programa de cantinas escolares. A obra foi exibida em Cannes no âmbito do fórum profissional de curtas metragens, tendo como palco o pavilhão de África e o programa das “câmaras de talento do continente” ligado ao chamado “Mercado do filme”.

Em 2024, Patrícia Silva venceu pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Kakoy na categoria individual com Cuida d’bo Saúde Mental, uma performance sobre a saúde mental.