Mélio Tinga

©Adelium Castelo

Nascido em Maputo, é um reconhecido designer de comunicação, escritor e empreendedor. Licenciado em Educação Visual e pós-graduado em Branding, Mélio combina formação académica com uma carreira diversificada e inovadora. Cofundador da DESIGN Talk, a partir da qual promove iniciativas de promoção do design em Moçambique e da CATALOGUS, um portal que trabalha na difusão de autores moçambicanos, mas também no campo editorial, comunicação, produção de eventos e comércio de produtos culturais. Mélio é também editor da Revista DEZAINE.

Como escritor, Mélio é autor de oito livros publicados em Moçambique, Portugal e Brasil. Estreou-se com O Hambúrguer que Matou Jorge – Antologia de Contos Criminais Moçambicanos (2017) e lançou O Voo dos Fantasmas em 2018. Em 2021, publicou o romance Mariza, vencedor do *Prémio Literário Imprensa Nacional/Eugénio Lisboa 2020. Mélio tem sido reconhecido por diversas instituições, tendo vencido o concurso BLOG4DEV do Banco Mundial em 2020, sido finalista do Prémio Literário 10 de Novembro 2019, e distinguido com o Prémio das Indústrias Culturais e Criativas (PREICC) 2023, pelo Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique. Foi ainda selecionado para a bolsa “AléVini”, que promove a mobilidade profissional no Oceano Índico, financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Em 2024, Mélio Tinga lançou o romance Névoa na Sala, uma obra que aborda os traumas da guerra, a força do amor e os desafios da depressão. O livro foi apresentado no Centro Cultural Franco-Moçambicano e no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, consolidando o impacto do autor no cenário literário lusófono. Ao longo do ano, participou em vários eventos literários nacionais e internacionais, reforçando a sua presença como uma voz proeminente na literatura moçambicana.