Luana Génot

@Forbes Brasil

Diretora executiva e fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), é uma empresária, escritora e apresentadora brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1989. 

Formada em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especializou-se em raça, etnia e mídia na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. Posteriormente, concluiu mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Em 2016, fundou o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), organização dedicada à promoção da igualdade racial no mercado de trabalho brasileiro. Através da campanha “Sim à Igualdade Racial”, o instituto apoia empresas e organizações na implementação de ações afirmativas para a inclusão de pessoas negras e indígenas.

Luana é autora dos livros “Sim à Igualdade Racial: raça e mercado de trabalho”, finalista do Prêmio Jabuti em 2020, e “Mais Forte: Entre Lutas e Conquistas”, lançado em 2021. Além disso, atua como colunista no jornal O Globo e apresenta o programa “Sexta Black” no canal GNT. Em 2022, foi jurada fixa no reality show empresarial “Ideias à Venda”, da Netflix. 

WIKIPÉDIA

Em 2022, Luana foi reconhecida como uma das 110 jovens líderes globais pelo Fórum Econômico Mundial, destacando-se por seu trabalho na promoção da diversidade e inclusão no ambiente corporativo.

Em 2023, continuou sua atuação à frente do ID_BR, ampliando parcerias com empresas e instituições para fomentar a diversidade racial no mercado de trabalho. Participou de eventos e palestras, compartilhando sua experiência e conhecimento sobre igualdade racial e inclusão.

Em 2024, Luana lançou novos projetos voltados para a educação antirracista e o empoderamento de jovens negros, reforçando seu compromisso com a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.