Jerónimo Moniz

Jornalista são-tomense, licenciado em Jornalismo Televisivo pela Escola Superior de Comunicação Social e em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) em Lisboa.

Iniciou a sua carreira profissional com apenas 12 anos, apresentando um programa infantil na Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Após a sua formação académica, integrou o grupo responsável pelo início das emissões regulares da TVS – Televisão Santomense.

Com mais de 30 anos de carreira, Jerónimo Moniz ocupou cargos como apresentador, redator e realizador de programas na RTP e na RDP África. Além do trabalho em televisão, também atuou na área do cinema, onde co-realizou o documentário Rosema, uma investigação sobre o enigmático processo judicial da cervejeira Rosema em São Tomé e Príncipe. Co-produziu ainda o filme Serviçais, das Memórias à Identidade, que explora a escravatura pós-abolição na era colonial portuguesa, tendo estreado em festivais internacionais de cinema.

Jerónimo Moniz tem-se destacado como uma voz ativa na defesa da liberdade de imprensa e da criação artística em São Tomé e Príncipe.