Médico, investigador e epidemiologista guineense.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Bissau, Isaquel destacou-se como estudante, recebendo o Certificado de Estudante Mais Destacado na Investigação Científica e o Diploma de Ouro em Medicina Geral, ambos atribuídos pela Escola Latino-Americana de Medicina de Cuba. Atualmente, é doutorando na Universidade de Odense, no sul da Dinamarca.
Atua como Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas do Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau (INASA), onde coordena e supervisiona um estudo sobre os efeitos das vacinas contra o sarampo e BCG para mães e filhos, no âmbito do projeto guineense de saúde pública “Saúde Bandim”.
Isaquel também é tutor internacional do Programa de Formação em Epidemiologia de Campo (FETP) para a Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Ao longo da sua carreira, recebeu diversas distinções. Em 2017, foi premiado pela melhor apresentação oral e melhor resumo original na Primeira Conferência Nacional de Epidemiologia da Guiné-Bissau. Em 2020, foi distinguido pelo seu Trabalho de Conclusão em Epidemiologia de Campo intitulado “Avaliação do Sistema de Vigilância da Tuberculose na Moda de Crianças Menores de 10 Anos, Brasil, 2010-2018”.
Em 2024, recebeu o prémio “Jovem Pesquisador 2024” da fundação italiana Penta, em reconhecimento ao seu contributo na área da investigação em saúde pública. Este prémio é uma iniciativa global que reconhece jovens que se destacam nas áreas de cuidados para pessoas grávidas e crianças que vivem com doenças infeciosas em todo o mundo.