Henos Martins

Empreendedor, Economista, Ativista Climático. Licenciado em Economia pela Faculdade de Ciências de São Tomé e Príncipe, Henos é CEO e cofundador da startup Bio Bags Plus, uma iniciativa inovadora que transforma troncos de bananeiras em embalagens ecológicas e diversos produtos artesanais, com o compromisso de gerar impacto socioambiental em São Tomé e Príncipe.

Desde 2022, atua no processamento e gestão de resíduos agrícolas fibrosos, promovendo justiça climática e o empoderamento feminino no país, ao reduzir a poluição ambiental e criar oportunidades económicas para as mulheres locais. A sua empresa estabelece parcerias estratégicas para liderar a produção de produtos biodegradáveis, fomentando uma economia circular que beneficia tanto o meio ambiente como as comunidades. Entre os parceiros está a empresa indiana Tass, que trabalha na transformação de produtos na cadeia produtiva da banana.

Em 2024, Henos foi convidado pelo Ministério do Ambiente e pela Direção do Ambiente e Ações Climáticas para participar numa formação sobre gestão ecológica e racional de produtos químicos e resíduos. Esta formação, no contexto das convenções de Basileia, Roterdão, Estocolmo, Minamata e da Abordagem Estratégica da Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM), teve como objetivo fortalecer as práticas ambientais em São Tomé e Príncipe.

O trabalho de Henos Martins com fibras de bananeira tem sido reconhecido pelo seu impacto positivo na sustentabilidade e na valorização cultural da comunidade local.