Consultora internacional e especialista parlamentar e em orçamento sensível ao género.
Graça Sanches é mestre em Educação pela Universidade do Minho (Portugal) e está ligada à ONU desde 2017. Em Cabo Verde, dirigiu a Rede de Mulheres Parlamentares e foi diretora do Ensino Pré-Escolar e Básico do Ministério da Educação.
Tem formação em Auditoria de Género e Planos de Igualdade no ISEG – Escola de Economia e Gestão de Lisboa, curso virtual em Igualdade e Oportunidades de Género e formação em Leader Coach pela Sociedade Cabo-Verdiana de Coaching.
Já atuou como Programme Specialist no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), focando no empoderamento das mulheres e na orçamentação sensível ao género em países como Angola e Timor-Leste.
Em 2017 trabalhou como especialista parlamentar júnior no Projeto de Fortalecimento das Capacidades Técnicas e Funcionais das instituições superiores de auditoria, parlamentos e sociedade civil para o controle das finanças públicas nos PALOP e Timor-Leste – Pro PALOP-TL SAI.
Como Presidente da Rede de Mulheres Parlamentares de Cabo Verde, liderou missões de troca de experiências sobre Orçamento Sensível ao Género em Angola e na Guiné Bissau. Também apoiou deputados em Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe.
Graça Sanches já foi distinguida com vários prémios internacionais entre as quais 100 Personalidades Mais Influentes e Respeitáveis de África, em 2018, integrou a Lista Okayafrica 100 Mulheres Mais Influentes de 2018, Prémio West Africa Youth Awards em 2017 e Prémio Pan Africano Igualdade de Género e Advovay em 2016.
Atualmente, é Project Officer Consultant no Programa de Parceria de Género da União Interparlamentar (IPU).