Énia Lipanga

Poetisa, ativista, rapper, repórter e agitadora cultural, conhecida pelo seu compromisso com a arte, inclusão e justiça social. Frequentou os cursos de Direito na Universidade de São Tomás de Moçambique e Jornalismo na Universidade de Maputo, formando uma base sólida para sua atuação multifacetada.

A sua carreira começou aos 16 anos, trabalhando em diferentes meios de comunicação, como a rádio Super FM, o portal Folha de Maputo, a organização Irex, o programa de formação de jornalistas Mídia Lab, e colaborando com a Televisão Gungu. Esta experiência inicial moldou a sua visão crítica e engajada com as questões culturais e sociais.

Em 2015, foi uma das organizadoras do Festival Internacional da Cultura 6 Continentes, promovendo a língua portuguesa através da arte e fortalecendo laços culturais entre os países lusófonos. Três anos depois, em 2018, participou no Festival Mundial de Slam Poetry em Maputo, consolidando sua presença na cena poética.

É fundadora do Moz Slam, a primeira batalha de slam poetry de Moçambique, e representou o país na V Edição do Encontro de Poetas de Língua Portuguesa. Em 2019, participou na 6ª edição do Festival Internacional “Memória Viva”, em Burgos, Espanha, e foi selecionada para integrar o coletivo de ativistas sociais Uqhagamishelwano, que luta contra práticas sociais repressivas.

Em 2020, lançou Sonolência e Alguns Rabiscos, o primeiro livro de poesia publicado em braille em Moçambique, abordando temas como amor, género e inclusão. Esta obra destaca o seu compromisso com a acessibilidade na literatura.

Dois anos depois, em 2022, foi convidada para o evento Vozes Africanas na Poesia pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, reafirmando o seu reconhecimento internacional.Em 2024, Énia Lipanga levou ao Brasil a digressão Compostas de Ti(s), uma série de eventos que combinam poesia, ativismo e intercâmbio cultural. A turnê percorreu cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista, ampliando o diálogo entre a poesia moçambicana e o público brasileiro.