Gugas Veiga é empresário, produtor musical e, desde agosto de 2024, Ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde.
Augusto Veiga, mais conhecido por Gugas Veiga, é uma personalidade respeitada no mundo da música, sobretudo, enquanto agente, manager de artistas e promotor do Atlantic Music Expo (AME).
É um dos sócios-fundadores da Sociedade Cabo-Verdiana de Música, organização através da qual Gugas Veiga desempenhou um papel crucial na promoção dos Direitos Autorais em Cabo Verde.
Com mais de 25 anos de experiência, já produziu inúmeros concertos e shows de artistas cabo-verdianos, incluindo nomes emblemáticos como Jorge Neto e Ferro Gaita.
Gugas acredita que as suas referências mais antigas mas também a inovação e o facto de estar aberto a ser impactado por artistas de novas gerações fez com que conseguisse manter uma carreira estável.
Em 2019, foi nomeado na categoria Música, na gala Somos Cabo Verde, pelo seu contributo à promoção da música cabo-verdiana.
Em 2024, foi empossado Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, deixando o cargo de Diretor-geral do AME, reputado festival com uma década, dedicado à indústria da música e que, além de promover talentos nacionais no exterior, também movimenta a economia local.