Jornalista, apresentadora, ativista, consultora de imagem e influenciadora digital.
Natural da Guiné Bissau, imigrou para o Brasil a fim de continuar os estudos e formou-se em Jornalismo com especialização em TV, Cinema e Mídia Digital pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Desde 2014 que é jornalista, redatora e produtora-chefe de Mídias nas redes sociais.
Arthimiza é fundadora da plataforma Conversa de Mulher para Mulher, onde organiza inúmeras conferências com foco no papel da mulher no desenvolvimento da sociedade e é oradora em palestras a nível nacional e internacional.
Lidera campanhas de luta contra o abuso sexual, contra o feminicidio e contra o clareamento de pele na Guiné Bissau. Através das suas páginas de redes sociais e seu canal no Youtube promove discussões sobre diversos temas que impactam a vida da mulher negra, principalmente do seu país de origem.
Em 2024 a Jornalista e ativista foi reconhecida com o Prémio Líderes Emergentes de África, pelo Centro de Liderança e Empoderamento da África Ocidental e recebeu em Gana o Prémio 100 Mulheres Mais Influentes da África. No mesmo ano, Arthimiza Mendonça, que também presidente o Ngo Balur di Cidadania, foi nomeada ao prémio West Africa Talent and Entrepreneurs.