Apolinário Zeferino

Humorista, ativista social, natural de São Tomé e Príncipe, nasceu a 23 de julho de 1982.

Filho de pais são-tomenses, Apolinário vive atualmente em São Tomé, após ter passado a adolescência e parte da juventude em Portugal.

Homem multifacetado, é cozinheiro, gestor comercial, organizador e gestor de eventos, humorista, cantor e ativista social. Ao longo da sua trajetória, destacou-se em diversas áreas. No ramo da gastronomia, foi pioneiro no setor de fast food em São Tomé e Príncipe e, atualmente, possui duas roulottes de sucesso no país.

Como ativista social, Apolinário Zeferino é um crítico contundente do sistema, opondo-se a ele e lutando por mudanças. Este ativismo levou-o a ser várias vezes detido, julgado e condenado, mas sem abalar a sua determinação. Na esfera artística, é um dos humoristas mais requisitados em São Tomé e Príncipe, organizando eventos de sucesso e cativando cada vez mais fãs com as suas performances.

Defensor e promotor da cultura são-tomense, especialmente da língua crioula Forro, Apolinário fundou, em 2014, o Duo Lúngua Téla. Inicialmente, o duo participou como comentadores num programa de televisão, usando o crioulo forro. A popularidade do programa entre a população levou-os a criar e apresentar o programa Andá Pligu, que se destacou por revitalizar o uso do crioulo forro, especialmente entre os mais jovens.

Paralelamente, o duo dinamizou várias iniciativas culturais e sociais, incluindo visitas a comunidades, palestras, festivais e peças de teatro, promovendo a cultura e apoiando os mais necessitados.

Após a saída da televisão, o programa Andá Pligu passou a ser transmitido online, ganhando maior visibilidade, particularmente entre os são-tomenses na diáspora. Em 2018, Apolinário expandiu ainda mais as suas iniciativas culturais ao fundar o canal digital Telá Glavi, que visa promover a cultura são-tomense e apoiar iniciativas de jovens dentro e fora do país.

Com uma audiência crescente de cerca de 18 mil seguidores, o canal realiza programas variados, com conteúdos ao vivo, entrevistas e reportagens, contribuindo para o lema “o que é nacional é bom!” e reforçando o seu compromisso com a divulgação da cultura são-tomense em todo o mundo.