Aneth Silva

Bailarina, professora, coreógrafa e pesquisadora, natural de Luanda, Angola. A sua trajetória na dança começou com uma licenciatura na Faculdade de Dança Angel Vianna, no Rio de Janeiro, Brasil.

No Brasil, integrou diversos grupos de dança, atuou como professora em várias escolas e fez parte do elenco de bailarinos do Centro de Movimento Deborah Colker, no Rio de Janeiro. 

Em 2013, destacou-se como Bailarina Criadora no espetáculo “Entre Mundos”, realizado no Rio de Janeiro.

A carreira de Aneth expandiu-se internacionalmente, com apresentações em países como Brasil, Emirados Árabes Unidos e África do Sul.

Em Angola, ganhou notoriedade ao vencer a terceira temporada do programa televisivo “Bounce Angola”. Em Luanda, dirigiu o projeto Entredanças, desempenhou o papel de coordenadora-adjunta do Movimento de Revitalização de Dança em Angola e tornou-se integrante da Palasa Dance Company. A sua atuação em Angola consolidou-se com a fundação da Associação Angolana de Dança, onde atua como membro fundadora, e a colaboração ativa com o Coletivo Uníssono e a Companhia de Dança Palasa.

Aneth é ainda cofundadora da Casa Rede, um espaço dedicado à produção cultural em Angola. Também estrelou o curta-metragem “Sortuda” (The Lucky One), que aborda questões de violência sexual e de género. O seu mais recente trabalho, o documentário de dança “itanda”, explora o mercado informal em Angola, demonstrando o seu comprometimento com questões sociopolíticas locais.

Em reconhecimento ao seu trabalho, foi premiada com o Prémio Internacional Prince Claus Seed Awards em 2024.