Victor Hugo Mendes

Victor Hugo Mendes

Victor Hugo André Mendes, mais conhecido como Victor Hugo Mendes, nasceu a 4 de novembro de 1982 em Malanje, Angola. É jornalista e escritor.

 É Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Privada de Angola.

A sua infância foi marcada por trabalhos como vendedor de limões e outros frutos do pomar do avô, tendo posteriormente exercido a profissão de mecânico de bicicletas.

Na sua carreira jornalística, Victor iniciou-se aos 14 anos na Rádio, na sua cidade natal, participando num programa infantil chamado Recreio Infantil. Trabalhou na Rádio Ecclésia, na Rádio Luanda e colaborou com a Rádio Namíbia durante o período em que estudava Inglês nesse país, em 2007.

Em 2009, foi convidado para trabalhar como apresentador no Canal 2 da TPA. Entre 2011 e 2014, foi apresentador do programa Janela Aberta no Canal 1 da TPA. Em 2016, passou a colaborar com a TV Zimbo, onde apresentava uma rubrica semanal sobre livros no programa A Tarde é Nossa. 

Como escritor, Victor Hugo Mendes é autor das obras “O Meu Livro de Pensamentos”, lançado em 2013, “Face 69”, apresentado em 2015, e “Tchiwekinha o menino vencedor”, editado em 2016. Até 2017, vendeu mais de 90 mil exemplares das obras. Além disso, é co-autor do projeto musical “Relíquias Negras”.

Criou em março de 2013 a VHM Livraria em Viana. Uma das suas frases mais conhecidas é: “Quem lê um livro nunca mais é a mesma pessoa!”

Entre os prémios que recebeu, destacam-se o Moda Luanda 2013, como melhor apresentador de entretenimento, o Angola 35º, na categoria de Comunicação Social, e foi considerado o 5.º melhor autor de 2014 entre 42 autores. Em 2016, foi eleito a figura masculina do ano pelo Angoportal, com 68% dos votos online.

No campo da filantropia, Victor Hugo Mendes é padrinho de 43 meninas, de 2 a 25 anos, ao cuidado das Irmãs Mercedárias da Caridade. Organiza campanhas e eventos para ajudar as crianças. Contribuiu também para causas em Moçambique, destinando 100% das receitas do seu livro ao Centro Hakumana em Maputo, que presta apoio a famílias carenciadas e afetadas pelo HIV.

Além disso, Victor Hugo Mendes é porta-voz da Livegum, Liga da Velha Guarda de Malanje, uma associação filantrópica reconhecida e elogiada pelas autoridades da província por desenvolver um trabalho de solidariedade há 29 anos.

Atualmente a viver em Portugal, Victor Hugo Mendes lidera o programa “Tem a Palavra”, transmitido pela RTP África. 

Com uma poderosa comunidade de seguidores através das redes sociais, Victor Hugo Mendes é também um agente de mudança social, sobretudo em Angola, ao refletir e criar consciência social sobre a situação económica e social do país.