Teresa Victor

Teresa Victor

Teresa Matoso Manguangua Victor formou-se em Engenharia Química na Universidade de Northumbria, Reino Unido, em 2001, e obteve o mestrado em Engenharia Química Sustentável na Universidade de Newcastle upon Tyne, Reino Unido, em 2004. 

Posteriormente, juntou-se ao grupo de pesquisa do Prof. Galip Akay e do Prof. Alan Ward, na Escola de Engenharia Química e Materiais Avançados, para o seu doutoramento. Durante os seus estudos, inventou um material inerte micro-poroso, culminando na obtenção do doutoramento em Engenharia Química, com um projeto multidisciplinar, em 2008.

Desde o seu regresso a Angola, em 2019, tem participado em diversos projetos e leciona disciplinas como Introdução à Engenharia Química, Cálculo de Reatores e Engenharia de Processos no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) de Luanda.

Em 2022, Teresa Victor recebeu ainda o Prémio Internacional de Melhor Investigador pelo Congresso e Prémios Internacionais de Ciência e Tecnologia ISSN (IISTAC-2022) em associação com o Conselho Mundial de Investigação, nas áreas de Engenharia Química e Biotecnologia.

Foi a 1ª Vencedora com o projeto “Intensificação de Processos Agrícolas” na Feira MESCTI de ideias, invenções, inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia baseada em tecnologia, em Luanda, Angola, em 2022.

No mesmo ano, também foi a 1ª Vencedora com o projeto “Intensificação de Processos Agrícolas” na Feira de Inventores UNIPIAGET em Luanda, Angola.

Em 2023, recebeu o Prémio Internacional de Melhor Investigador, concedido pelo Congresso e Prémios Internacionais de Investigação ISSN 2023 (IIRAC-2023) em associação com o Conselho Mundial de Investigação, pela investigação e excelência em “Polímeros Microporosos”.

Foi distinguida pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, com a Ordem do Mérito Civil de 1º Grau, no Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a 4 de abril de 2023, pelos seus feitos notáveis em prol da Nação.

Entretanto, a cientista e docente angolana também foi reconhecida, em 2023, como “Cientista Inovadora Internacional do Ano em Engenharia Química” durante os Prémios da Ciência, Tecnologia e Pesquisa da Ásia 2023 (ASTRA).