Soraia Tavares

Soraira Tavares

Atriz, cantora e dubladora portuguesa de origem cabo-verdiana. 

A sua carreira na música começou aos 16 anos, como cantora de coro religioso na igreja que frequentava, mais tarde entrou para um musical amador e foi então que se desenvolveu o seu percurso artístico.

Em 2019, foi a vencedora do programa televisivo “A Tua Cara Não Me É Estranha” e participou com destaque no “Dança Com As Estrelas” (interrompido devido à pandemia de Covid). Ambos os programas foram transmitidos pelo canal português TVI. Participou também no programa musical de grande sucesso “A Máscara”, na SIC.

É formada em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e na atuação destacam-se as suas personagens Velma Kelly, no musical “Chicago”, encenado por Diogo Infante, e a protagonista da peça “Beatrice Cenci”, no Teatro Experimental de Cascais.

Participou no musical “Simone”, de Tiago Torres da Silva, levado à cena no Teatro Tivoli BBVA e com posterior digressão nacional. Participou na curta-metragem “O Ídolo”, realizada por Pedro Varela.

Nas dobragens, em 2019, deu voz à personagem Nala, no live action do “Rei Leão”.

Em 2022, lançou os singles “A Beleza Vai Mudar O Mundo”, “Cupido” e “As 5 Coisas Que Nunca Te Disse”.

Em 2023, conquistou mais um papel de sonho da Disney, em “A Pequena Sereia”, onde deu a voz a Ariel, e recentemente no Teatro da Trindade, em Lisboa, protagonizou a versão musical de “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare, encenada por Diogo Infante. Ainda no mesmo ano, lançou o seu primeiro álbum, A Culpa é da Lua, onde dá destaque às sonoridades das suas raízes cabo-verdianas.