João Batista Coelho, artisticamente conhecido como Slow J, é um multifacetado artista, rapper, produtor e compositor português com raízes assentes em Angola.
Uma das vozes mais importantes e influentes da cena musical contemporânea de Portugal e é conhecido pela sua habilidade em combinar diferentes géneros. Com um som distinto que é simultaneamente moderno e nostálgico, Slow J incorpora muitas vezes na sua música sonoridades populares dos PALOP, invocando de certa forma as suas raízes e as misturas de que ele próprio é feito.
Nascido a 21 de setembro de 1992 em Setúbal, Portugal, Slow J começou a interessar-se pela música em tenra idade. Influenciado por diferentes generos, incluindo hip-hop, jazz, entre outros géneros africanos.
Entre estúdios profissionais, guesthouses e o quarto da casa dos pais, produziu, escreveu e executou entre 2015 e 2017 os seus dois primeiros trabalhos – The Free Food Tape (2015) e The Art of Slowing Down, o seu álbum de estreia que saiu em 2017.
Em 2018, co-financiou com amigos a produtora e editora Sente Isto e, no mesmo ano, foi o produtor executivo de Deepak Looper, álbum de Papillon.
No ano a seguir, em 2019, lançou o segundo álbum, You Are Forgiven, e continuou a experimentação, com uma mistura ainda mais rica de sons e estilos.
O artista foi o vencedor do PLAY – Prémios da Música Portuguesa, na categoria de Melhor Artista Masculino, em 2020.
Neste ano, 2023, lançou o álbum Afro Fado, que se tornou no álbum mais consumido de sempre no dia seguinte ao lançamento, em Portugal.
Ainda em 2023, esgotou a bilheteira do concerto anunciado para 2024, no Altice Arena – a maior casa de espetáculos portuguesa.