Ruy M. Santos, natural de Moçambique, é o fundador da Makobo, uma plataforma que cria soluções sustentáveis para problemas sociais.
A Plataforma colaborativa, fundada em 2009, visa prover e fomentar serviços que promovem o bem-estar social de grupos menos favorecidos.
Durante a pandemia, incentivou e capacitou costureiras locais a fabricar e vender máscaras faciais, satisfazendo a procura de equipamento de proteção individual e, no dia 30 de julho de 2020, a Rainha Elizabeth II, como líder da Commonwealth, reconheceu Ruy M. Santos como o 150.º “Ponto de Luz” da Commonwealth, em reconhecimento pelo trabalho excepcional da Plataforma MAKOBO.
Em 2022, criou os projetos Black & White que visam promover produtos 100% moçambicanos com impacto social, produtos de projetos sociais e comunitários, que agregam valor e contribuem para a promoção de causas sociais, culturais e ambientais.
No mesmo ano, criou o projeto Kaya – o primeiro centro de inclusão social privado da cidade de Maputo que, além de ser um refeitório social, é simultaneamente um espaço lúdico para crianças e de formação técnico-profissional para adolescentes e adultos, em situação de vulnerabilidade e pobreza extrema.
Em 2023, Ruy Santos conquistou o segundo lugar no Prémio Maria das Neves Rebelo de Sousa, uma iniciativa organizada pela Câmara de Comércio Portugal Moçambique (CCPM).