ROD

Rodrigo Ribeiro Saturnino, ou simplesmente ROD, é pesquisador e artista visual brasileiro, a viver em Portugal. É membro-fundador da União Negra das Artes e do Coletivo Afrontosas. 

Doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Pós-doutorado no Centro de Estudos da Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, onde desenvolve uma pesquisa sobre as plataformas digitais da Internet e o racismo algorítmico.

Tem publicado textos em diversas revistas académicas e de divulgação científica no âmbito nacional e internacional. 

Participou de diversas exposições coletivas e exibições a solo, como na Feira Gráfica de Lisboa (2020), na Casa do Capitão (2021), no Espaço Damas (2021), no Festival Bairro em Festa do Largo Residências (2021), na Galeria Not a Museum (2021), no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (2022), nas Galerias Municipais de Lisboa (2022/2023).

Além de participar de festivais e projetos, como por exemplo, o Festival Walk Talk Açores 2020, do projeto “Comunidade enquanto Imunidade”, do Projeto “Primeiro Rascunho” do Teatro do Bairro Alto, do Campo de Treino (2021) e do De/Codificar Belém, do Colectivo Faca. Desenvolveu o cenário do projeto da peça “Casa com Árvores dentro”, parte do projeto “Pê – Prefixo de Desumanização”, em conjunto com Cláudia Semedo, Gisela Casimiro, Kalaf Epalang, entre outros artistas. Atualmente está a trabalhar no projeto “The place I came from”.

Em 2022, foi o autor da peça “Não foi descobrimento, foi matança”, em referência à colonização portuguesa, mostra Interferências do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa (MAAT).

Com o coletivo Afrontosas, montou a festa-espetáculo “Montação” que integrou o encerramento Alkantara Festival em 2023.

Ainda no mesmo ano, integrou o documentário “Medo ou Amor”, juntamente com Gisela Casimiro, Rodrigo Saturnino, Miguel Afonso, Cláudia Semedo, e que acompanha o processo de criação da peça “Casa com Árvores Dentro” e procura dar continuidade ao trabalho da mesma: questionar o preconceito.