René Tavares

©BANTUMEN

René Cruz Tavares nasceu em 1983 e é natural de São Tomé e Príncipe. É um artista plástico de renome, com exposições em algumas das mais importantes galerias de arte do mundo. 

É formado pela Escola de Belas Artes de Dakar (Senegal), pela École de Beaux Arts de Rennes (França) e participou no projeto do curso de fotografia ARC / Rennes. O seu trabalho aprofunda a permeabilidade das fronteiras entre histórias, memórias, linguagens e técnicas, na busca por partilhar este caminho exploratório. 

Nas suas obras, o artista cria um processo multilinguístico com base nas suas necessidades expressivas. 

Em 2008, participou na exposição coletiva “Africa Now”, em Washington (EUA), organizada pelo Banco Mundial, e em 2015 esteve presente na exposição internacional “Lumières d’Afrique”, no Palais Chaillot, em Paris (França). 

René foi também nomeado como “O novo talento artístico mais influente de África, pela FNB” (Feira de Arte de Joanesburgo), em 2018. Mais recentemente, foi um dos finalistas do Prémio Novos Artistas da Fundação EDP e, em 2022, foi o vencedor do Prémio Voto Público do Norval Sovereign African Art Prize. 

As suas obras já estiveram expostas em espaços e eventos conceituados, como o Afro Our Urban (EUA), El Pueblo Resistente (Venezuela), Theatre National le Chaillot (França), ArtVisie Gallery (Holanda), Museu da Cidade (Portugal), Bienal de Arquitetura de Veneza (Itália), e nas Bienais de Arte de São Tomé e Príncipe, entre outros. 

René Tavares destaca-se como um artista distinto, com uma forte componente crítica nas suas obras, que assume uma vertente político-cultural com o objetivo de chamar a atenção para a realidade quotidiana, com referências da memória, identidade e património para um contexto contemporâneo.