Raquel Lima

Raquel Lima

Poeta, performer, curadora, pesquisadora e ativista social, nasceu em Lisboa, tem tripla nacionalidade (Angolana, Portuguesa e Santomense) e vive em trânsito entre o continente e a Diáspora. 

É Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é Doutora em Pós-Colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Em 2019 ganhou a  bolsa da 1ª edição do Programa INOV-ART, organizado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro, Brasil, e em 2010 ganhou  a bolsa Leonardo Da Vinci em Paris, França.

Em 2011, Raquel Lima foi a vencedora da terceira edição do Poetry Slam Portugal, concurso realizado como parte do Festival Silêncio, evento artístico dedicado às artes da palavra, realizado em Lisboa

Entre 2012 e 2017, foi coordenadora geral e diretora artística do Portugal SLAM – Festival Internacional de Poesia e Performance. Em 2015, foi finalista do Rio Poetry Slam, que se realizou na favela do Morro da Babilónia, no Rio de Janeiro, Brasil.

Raquel também é fundadora a Associação Cultural Pantalassa, com foco na promoção das artes do espaço africano e afro diaspórico de língua oficial portuguesa, constituída por jovens de diferentes países (Portugal, China, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo-Verde, São-Tomé, Senegal, França). 

Em 2020 fez parte da programação do evento organizado anualmente pelo Museu da Língua Portuguesa para celebrar o Dia da Língua Portuguesa. Tem colaborado com vários músicos na procura de sonoridades que dialoguem com a sua poesia, como Tapete, Tsjinlûd, MpexPhado, Lisbon Poetry Orchestra, GUME, entre outros. 

Os seus poemas já foram publicados em diversas línguas e a artista já se apresentou em vários eventos e performances pelo mundo fora, como por exemplo em Portugal, Polónia, Brasil, Itália, França, Reino Unido, Bélgica, Estónia, Espanha, Holanda, Suécia, Suíça e São Tomé e Príncipe.

Em 2023 foi uma das artistas portuguesas escolhidas para representar Portugal na 35.ª Bienal de São Paulo.

Raquel Lima é cofundadora da União Negra das Artes – UNA, uma plataforma para visibilidade e empoderamento ecónomico de artistas negros em Portugal.