Quito Tembe

Quito Tembe
@MbengaMoz

Nasceu em Maputo, tem formação em Administração, licenciatura em Gestão Artística e Cultural e Estudos Culturais. 

É programador de artes cénicas, diretor da Plataforma Internacional de Dança Contemporânea KINANI, que promove a dança e forma jovens coreógrafos.

Iniciou carreira como dançarino e ator de teatro, onde dedicou-se a estudar cenografia e iluminação e passou a colaborar em mais de 50 produções, incluindo filmes internacionais, bem como produções de dança e performance.

Trabalhou como light designer no Centro Cultural Francês Moçambicano, entre 2001 e 2007, e foi responsável pela criação e implementação de projetos artísticos locais e internacionais.

Em 2021, foi  co-curador do Festival Afro-Vibes, em Amsterdão, e diretor artístico e membro do Festival Danse l’Afrique, em Marrakesh.

Em 2009, Quito Tembe criou um dos maiores festivais de rua de Maputo, a Aldeia Cultural, e o projeto de arte contemporânea Tidisciplinar. No mesmo ano, foi nomeado um dos quatro novos curadores associados da International Tanzmesse, plataforma alemã de referência na dança contemporânea.

Em 2022, já tinha sido nomeado uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, pela PowerList.

Em 2023, a sua Plataforma Kinani acolheu a Biennale de la Danse, em Moçambique.

Atualmente, está envolvido no desenvolvimento de circuitos artísticos no continente africano e na colaboração entre plataformas e festivais por meio da Othàma. No Circuito internacional, Quito Tembe faz parte da comissão do fórum de curadores internacionais da Bienal de Dança de Lyon (França).