Paula Cardoso

Paula Cardoso
© Sara Matos

Jornalista, produtora de conteúdos, palestrante e militante anti-racista luso-moçambicana. Nasceu na Beira Moçambique e cresceu em Portugal.

É licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e especializou-se em Jornalismo, no CENJOR- Centro Protocolar de Formação para Jornalistas.

Entre 2003 e 2006 trabalhou na redacção da revista Visão e no jornal Sol. Em 2012 mudou-se para Angola, onde trabalhou como chefe de redação do jornal Agora. Em 2016, passou a assumir o cargo de direção online do Novo Jornal e em 2019 decidiu investir nos seus projetos pessoais, com foco no combate ao racismo e à promoção de maior representatividade negra em Portugal.

Autora da série de livros infanto-juvenis Força Africana, com personagens negras como protagonistas e anfitriã do programa online “O Lado Negro da Força”, em 2020, Paula Cardoso criou a plataforma online Afrolink, onde promove e divulga negócios e projetos de profissionais africanos e afrodescendentes em Portugal ou com ligações ao país.

Na televisão, já apresentou o programa “Black Excellence Talk Series” (RTP África) e fez parte da equipa de produção do talk show “Jantar Indiscreto” (RTP 2).

Integrou a lista Top 100 Women In Social Enterprise em 2022, da EuclidNetwork, onde foi distinguida pela excelência do seu trabalho a nível de representatividade e inovação.

Em 2023, passou a liderar o programa televisivo Rumos, da RTP África.

Paula Cardoso é ainda coordenadora do Delibera Escola, projeto da sociedade civil Fórum dos Cidadãos.