Mina Andala nasceu em Lisboa, em 16 de Abril de 1979, e é uma atriz reconhecida por diversos papéis que interpretou na televisão portuguesa, em programas humorísticos e em telenovelas.
Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, realizou o estágio profissional no Chapitô e interpretou peças de diversos autores, desde William Shakespeare a Fernando Pessoa.
Como autora, escreveu e encenou as peças Pobre Idade e O Beijo da Morte. Tem uma presença regular em novelas e séries televisivas, destacando-se em produções como “Laços de Sangue” e “A Única Mulher”, no pequeno ecrã, e em filmes como A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos EUA e Peregrinação, ambos de João Botelho, ou Yvonne Kane, de Margarida Cardoso, no grande ecrã. Participou também na sitcom “O programa da Maria”, de Maria Rueff, e no programa infantil “Ilha das cores”, em 2008.
Atualmente, Mina Andala reside na Inglaterra e teve a sua estreia internacional na série “Unforgotten”, em 2015. Desde então, tem atuado em séries como “Foundation”, 2021, “The Confessions of Frannie Langton”, “The Chelsea Detective” e “Casualty”, de 2022.
Em 2023, estreou-se no Festival de Cinema de Cannes como coprotagonista em Firebrand, um filme de Karim Aïnouz, ao lado de nomes internacionalmente reconhecidos como Jude Law e Alicia Vikander.
Em 2023, Mina Andala arrancou a pré-produção de um filme de sua autoria, que deverá ser rodado em 2024.