Mariama Injai

Engenheira do Ambiente, empreendedora social, consultora DEI e gestora de projetos, Mariama ficou conhecida a partir de 2018 pelo epítoto AfroMary. Foi com esse nome que criou uma conta de Instagram e YouTube para falar sobre identidade, empoderamento, afrodescendências e violência racial. 

Apesar de ter-se formado em Engenharia do Ambiente, em Coimbra, a Comunicação sempre foi a sua paixão e, empurrada pelas suas próprias experiências, sobretudo as que viveu em Mangualde, região no interior centro de Portugal, Mariama acabou por utilizar o AfroMary como um canal de partilha e superação.

Em 2022, enquanto trabalhava como gestora de projetos no hub de empreendedorismo Impact Hub Lisbon, lançou a plataforma de vendas online Nô Bai, que promove e apoia os negócios de afrodescentes em Portugal. 

Em 2023, aos 36 anos, foi uma dos 52 empreendedores sociais afrodescentes de todo o mundo a ser escolhida pelo Departamento de Estado norte-americano para ir duas semanas para os Estados Unidos, no âmbito do programa Global Leaders. O propósito do programa é lançar uma Rede de Empreendedorismo Social de Ascendência Africana, para servir de ferramenta para os jovens líderes partilharem práticas de prosperidade económica através do empreendedorismo social.

No mesmo ano, foi nomeada Mulher Inspiradora, pela revista portuguesa Activa, e foi convidada a moderar uma mesa redonda na Web Summit, maior conferência do mundo da tecnologia, sobre os vieses da Inteligência Artificial.