Klash BRG

Klash BRG

Não é possível falar de hip hop na Guiné-Bissau sem mencionar o nome artístico de Hayne da Graça. Klash BRG é um dos maiores nomes do movimento Hip Hop guineense. 

Klash uniu-se ao rapper As One, em 2005, para criar o mítico grupo Baloberos. Dois anos após a fundação, Nigga M’baye integrou o grupo e tornaram-se uma referência nacional com um discurso que tinha a preocupação de denunciar o sistema opressor. 

Em 2009, Klash mudou-se para a Rússia para prosseguir os seus estudos em Administração e Gestão de Empresas e um mestrado Integrado em Análises Financeiras.

Em 2014, foi distinguido com o prémio de Melhor Rapper guineense pelo Fórum Social para a projeção da cultura da Guiné-Bissau. 

Em 2017, desafiou todas as probabilidades ao encher o Estádio Nacional 24 de Setembro, em Bissau, com mais de 45 mil pessoas, algo que nenhum músico, guineense ou estrangeiro havia conseguido até então.

Em 2023, voltou a fazer outro grande feito ao lotar o Estádio Lino Correia, com The Power of Silence, o seu terceiro álbum de originais.

A seguir, apresentou o álbum “The Power of Silence” ao vivo no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 18 de agosto de 2023, tornando-se o primeiro artista guineense a solo a realizar um concerto naquela que é uma das mais ilustres salas de Portugal.

Klash BRG, além de rapper, é também produtor, compositor e impulsionador da cultura guineense.