Jota Marques

Jota Marques

Educador popular, conselheiro tutelar, comunicólogo e pedagogo, dedica-se há 14 anos a criar e desenvolver projetos de educação, comunicação, ativismo, política e de combate às desigualdades para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Nascido numa cidade rural do interior do Paraná e morador da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, de lá para cá, morou em diversas cidades e estados brasileiros. Dedica a sua vida à educação pública, popular e inclusiva de qualidade, à garantia dos direitos da infância e adolescência e o direito à vida plena do povo trabalhador de favelas e periferias.

Fundou uma escola de educação popular, comunicação comunitária e política, com o nome Marginal, na Cidade de Deus. Foi conselheiro tutelar de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, e a sua luta social acabou por transformar-se numa candidatura a vereador do Rio de Janeiro, em 2020.

Dedicou boa parte da sua caminhada a sonhar alternativas para que a vida das populações da margem, na cidade grande, fosse possível, com menos desigualdades e sofrimentos. Diante disso desenvolveu uma série de atividades nas ruas, dialogando diretamente com a população em maior vulnerabilidade. 

O seu projeto educacional foi premiado como a terceira melhor iniciativa comunitária no Brasil.