Josimar Afonso é jornalista, ativista social e membro do Conselho Superior de Imprensa de São Tomé e Príncipe
É licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de São Tomé e Príncipe e possui formação em Jornalismo pelo Centro de Formação Profissional de Jornalistas (Cenjor) de Portugal.
Em 2015, iniciou a sua carreira como jornalista na estação pública de São Tomé e Príncipe, Rádio Nacional de São Tomé e Príncipe. Desde 2019, desempenha o cargo de Coordenador de Informação na RSTP – Rádio Somos Todos Primos, onde assume o compromisso de “dar voz ao povo”. Além disso, foi técnico de projeto na Academia de Líderes Ubuntu de Portugal e é o atual coordenador da Academia de Líderes Ubuntu de São Tomé e Príncipe, associação que é membro fundador e se dedica à formação de jovens em Liderança Servidora.
Em 2021, começou a trabalhar como jornalista correspondente RDP África e da Lusa, agência de notícias portuguesa, dedicando-se à comunicação, coordenação, registo e divulgação de informação.
Recentemente, em 2023, foi empossado como membro do Conselho Superior de Imprensa (CSI) de São Tomé e Príncipe, por indicação do Sindicato dos Jornalistas São-tomenses do qual foi antes vice-presidente.
Ao assumir o cargo como membro do CSI prestou juramento de “servir e contribuir para o progresso económico e social do povo são-tomense”. Acredita que é o que tem feito e continuará a fazer com toda a responsabilidade exigida pela sua profissão de jornalista.
Em termos de ativismo, Josimar Afonso além de defender os direitos da juventude são-tomense, Josimar Afonso é conhecido por defender ativamente a liberdade de expressão dos media, contra o abuso de poder e a censura. Trabalha para despertar no povo um espírito crítico, visando abolir a desinformação.