Wagner Silva

Guiné Silva

Wagner Luciano Guiné Silva é natural da Zona Leste de São Paulo, formado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e Mestre em Administração de negócios com especialização em Gestão de Projetos, pela Universidade de São Paulo.

O percurso de Guiné como educador social começou antes mesmo da sua formação académica, nos 90, quando participou de concursos de rap e hip hop. Ali, teve contato com moradores de diferentes comunidades das periferias de São Paulo e desses encontros conheceu o Geledés [organização social em defesa de mulheres e negros], onde começou a trabalhar na formação política e cidadã de moradores das comunidades.

Em 2001,  trabalhou como educador social e mais tarde como coordenador de articulação comunitária.

No período da sua formação académica trabalhou com o Projeto Casulo, que oferece atividades socioeducativas, culturais e de educação para jovens e famílias de comunidades carentes em bairros nobres da região oeste da cidade.

De 2008 até a atualidade é coordenador da Fundação Tide Setubal, uma organização que visa fomentar iniciativas que promovam a justiça social e o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e combate às desigualdades socioespaciais das grandes cidades no Brasil.

A Fundação é responsável pela criação do projeto ​​Elas Periféricas, que apoia iniciativas de mulheres negras das periferias de São Paulo e da plataforma Ancestralidades, que veicula e valoriza os diversos saberes ancestrais da população afro-brasileira.

Guiné Silva, junto com a Fundação Tide Setubal, assina a coprodução de “Caminhos: Trilhas Coletivas pela Equidade Racial”, uma série que mostra os caminhos já percorridos por lideranças negras em diversas áreas.