Gil Semedo

Gil Semedo

Gil Semedo Moreira nasceu em Santa Catarina, Cabo Verde, a 25 de outubro de 1974, tornando-se num dos cantores contemporâneos mais populares de Cabo Verde.

Aos seis anos, emigrou para os Países Baixos, onde reside desde então. A sua música é uma fusão entre influências de Michael Jackson e as raízes musicais afro-caribenhas, resultando num estilo único que o próprio popularizou e denominou de “Caboswing” – uma mistura dançante de música pop cabo-verdiana.

Desde 1991, Gil lançou uma série de álbuns e sucessos como “Sweet Honey”, “Maria Julia”, “Nos Líder” e “Moda Bitchu”, presentes em discos de platina e ouro e tornando-o uma inspiração para várias gerações de novos cantores cabo-verdianos.

Conhecido como o “Rei do Pop” de Cabo Verde, Gil atraiu multidões de mais de 60 mil pessoas em espetáculos por países africanos de língua portuguesa, Estados Unidos e várias nações europeias, lotando estádios durante as suas digressões.

Em 2008, inovou mais uma vez com o álbum “Cabopop”, demonstrando a versatilidade da música pop cabo-verdiana ao incorporar elementos da música tradicional acústica. Além de um trabalho musical, o álbum acabou por dar nome à organização social que Gil Semedo fundou com amigos e colegas de profissão.

Com uma discografia que já conta com 19 discos, o músico comemorou 30 anos de carreira em março de 2023, com um concerto esgotado no Coliseu de Lisboa, que contou com a participação de artistas como Nelson Freitas e Calema.

Atualmente, Gil Semedo está numa nova fase de colaborações com artistas nacionais como Soraia Ramos, Mito Kaskas e Gá DaLomba, além de colaborações internacionais com os Calema (dois irmãos de São Tomé e Príncipe) e Julinho KSD (de Portugal, com origens cabo-verdianas). 

Nos novos lançamentos, o artista continua a cativar o seu público com concertos lotados, dentro e fora de Cabo Verde, além de acumular milhares de streams nas plataformas digitais.