Emileno Ortet

Emileno Ortet

Nascido na cidade da Praia, Cabo Verde, Emileno Ortet veio de uma família de agricultores. É um dos mais populares ativistas para as problemáticas ambientais da atualidade cabo-verdiana. A sua ligação com a natureza começou desde a infância e apaixonou-se pela agricultura.

Em 2018, decidiu investir na produção agrícola depois de retomar o negócio de família, adotando uma abordagem orgânica, livre de agrotóxicos.

Diante dos desafios ambientais e dos problemas que daí resultam a nível da produção, Emileno sentiu a necessidade de contribuir para um mundo melhor e, assim, decidiu investir na plantação de árvores.

Em finais de 2018, numa parceria com a Associação Academia Achadinha, implementou o projeto “Cidade Verde”, um projeto de plantação de árvores de fruto para combater as alterações climáticas, a desertificação, a fome e a pobreza, começando por plantar árvores frutíferas no bairro Achadinha, onde nasceu e cresceu. 

Além, do projeto “Cidade Verde”,  Emileno também começou o “Horta na escola”, uma ação social que pretende instalar hortas em todas as escolas primárias de Cabo Verde para ensinar aos alunos a cuidar das árvores e dos legumes. 

Emileno Ortet é polícia, profissão que concilia com a sua paixão pela agricultura e preservação ambiental.