DJ Faya

DJ Faya

DJ Faya é o nome artístico de Fayaz Abdul Hamide, um dos DJs mais populares de Moçambique, da atualidade. O artista nasceu a 10 de agosto de 1986.

Além de DJ, é também promotor do reputado festival Nostalgia, que, em 2023, reproduziu a sua quinta edição e tem como objetivo lembrar o melhor da música africana, sobretudo PALOP, do final dos anos 1990 e início dos anos 2000.

A sua carreira musical começou em meados de 2000, mas as coisas só descolaram em 2004. Nos anos seguintes, destacou-se no mercado moçambicano, passando pelos melhores festivais, shows e clubes do país.

Em 2010, ganhou o concurso de DJs no Blue Xurras, com a participação de 15 outros disc jockeys. Passado um ano, em 2011, lançou o seu primeiro som, que rapidamente tornou-se sucesso no país. Em 2012, lançou “Fala” e “Bondoro”, que se tornaram também hits e levaram o seu nome para outro patamar no mercado musical do país.

Em 2013, recebeu o prémio do “Melhor DJ 2012″ em Moçambique e lançou o seu primeiro álbum intitulado Ta Comprovado vol 1.

Foi nomeado cinco vezes nos Mozambique Music Awards.

Além de música, DJ Faya também está envolvido em atividades filantrópicas associadas à AMA (Associação Moçambicana de Autismo), um movimento de divulgação de ações em prol da consciencialização sobre o espetro do autismo, que exige a inclusão de medidas educacionais e sociais para a aceitação e convivência pacífica, bem como o acompanhamento psicológico de pacientes com HIV.

Em 2023, DJ Faya foi um dos três nomes que representaram a lusofonia no festival African In Color, em Kigali, no Ruanda.