Dina Salústio

Dina Salustio

Bernardina Oliveira (nome de registo) nasceu em Santo Antão, Cabo Verde, em 1941. 

É escritora e poetisa, publicou em 1994 uma coletânea de 35 contos intitulada “Mornas Eram as Noites”, e estreou-se no romance com “A Louca de Serrano”, em 1998. 

Dina Salústio foi uma das fundadoras da Associação dos Escritores Cabo-verdianos e da Academia Cabo-verdiana de Letras. Em 1994, foi galardoada com o 1.º prémio de literatura infanto-juvenil de Cabo-Verde. Prémio em literatura infanto-juvenil dos Países Africanos de Língua Portuguesa (2000) e Prémio Rosalía de Castro para a Literatura em Língua Portuguesa – PEN Galiza, Espanha (2016). 

Antiga professora, assistente social, autora de crónicas na rádio e com até uma passagem pela diplomacia, Dina Salústio publicou também, “Filhos de Deus”, “Veromar”, “Filhas do vento”, “A louca de serrano”, “A estrelinha tlim-tlim” e “Que os olhos não vêem”, como co-autora.

Em 2018, ao projeto de tradução do seu romance “A Louca de Serrano” foi concedido o PEN Award da Inglaterra. 

Galardoada com o prémio RDP África Literatura para a Lusofonia, 2021, e em 2022 recebeu o prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia em Cabo Verde. Diploma de Mérito Cultural atribuído pela Universidade de Santiago em 2023.

Em junho de 2023, a autora apresentou em Cabo Verde o seu mais recente livro, “Uma Menina de Cristal”.