Dércio Tsandzana

Dercio Tsandzana

Dércio Tsandzana é doutorado em Ciência Política pela Sciences Po (França) e é autor, professor de Ciência Polític e potenciador do jornalismo cidadão.

Desde 2008, utilizando blogs, Dércio começou a escrever artigos motivado pelo seu interesse em debates e conferências sobre a Liberdade de Imprensa em Moçambique.

O seu primeiro artigo foi publicado no Jornal Notícias (Moçambique) em 2012, e a partir de 2013 começou a escrever para outros jornais nacionais e internacionais.

Em 2013, juntou-se ao ‘Olho do Cidadão’, um movimento cívico em Moçambique composto por uma plataforma de bloggers que exercem a sua cidadania através do conceito de Cidadão-Jornalista, reportando, fotografando e intervindo nos problemas da sua sociedade.

Além de ser professor de Ciência Polític, na Universidade Eduardo Mondlane, colabora para organizações como o Global Voices, ÁfricaMonitor, entre outros.

Tendo-se tornado numa das vozes mais ativas do jornalismo cidadão, da atualidade, em novembro de 2023, Dércio Tsandzana editou o livro Cidadania digital: explorando oportunidades e enfrentando desafios, juntamente com Celestino Joanguete. A obra oferece uma análise profunda das implicações da era digital, desde questões de privacidade e segurança até o papel das media sociais e o seu impacto na democracia.