David Aguacheiro

David Aguacheiro é um artista multidisciplinar moçambicano que atua nas áreas de cinema, fotografia e design gráfico. É mestre em Design e Multimédia e participou de intercâmbios na Icelandic Academy of the Arts – Reykjavik e na Art Academy – Oslo. 

Aguacheiro trabalha com fotografia, pintura, videoarte, metal e instalações com foco nos temas meio ambiente, direitos humanos e identidade, usando seu trabalho como meio de provocar no espectador questionamentos sobre si mesmo.

Em 2016, as suas obras foram expostas no Kauru Contemporary Art from Africa e os seus filmes-documentários ganharam reconhecimento nacional tendo ganho uma Menção Honrosa no Museu Nacional de Arte de Moçambique. Daí para frente, Aguacheiro tomou conta da cena nacional e internacional. Participou no Slow Art Social Life of Waste, uma colaboração de residência e pesquisa entre África do Sul, Zimbabué e Moçambique, entre 2016 e 2017.

Em 2018, teve a sua exposição individual Take Away no Centro Cultural Franco Moçambicano.

Em 2019, participou da residência de fotografia Cachupa Factory em Mindelo, Cabo Verde, e em 2022 participou na Biennale de Veneza com African Identities (Akka Project), Being and Becoming. Em 2023, participou na Liverpool Biennial 2023

David Aguacheiro é cofundador e diretor criativo da Aguacheiro Design & Multimedia desde 2013, membro fundador da primeira associação moçambicana de Vídeo Arte e diretor e cofundador do emptyroom.art, um espaço de arte e residência em Maputo, desde 2019. Foi professor de Cinema e Midia Audiovisual no Instituto Superior de Artes e Cultura de Maputo, entre 2015-2020.

Tem mais de 19 anos de experiência profissional no setor criativo moçambicano, tendo trabalhado em produções de foto e vídeo em todas as províncias do país, em ambientes rurais e urbanos. Além de dominar a cena artística, é fluente em Changana, Ronga e Chuabo e, entende vários idiomas das diferentes províncias.