Dai Varela

Dai Varela

Odair Varela Rodrigues, nome de batismo de Dai Varela, natural da ilha de São Vicente, Cabo Verde. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona de Cabo Verde, com experiência como jornalista na imprensa escrita. 

A sua carreira começou no site “Nhaterra Online” e na revista impressa “Artiletra”, tendo depois atuado como jornalista e cronista durante quatro anos no jornal impresso nacional “A naçao”.

Em 2013 foi distinguido em Portugal com “Menção Honrosa” pelo conto “A fita cor-de-rosa” no Concurso Lusófono – Literatura Infantil.

É autor dos livros “A fita cor-de-rosa”, com ilustrações de Rogério Rocha (2013) e “Tufas, Princesa Crioula – aprendendo as palavras mágicas” (2017) e “Tufas, Princesa Crioula – a caixa das desculpas” (2019), com Luna Alvarez e ilustrações de Alberto Fortes.

Atualmente é Coordenador Nacional para Cabo Verde da Iniciativa Africana de Artistas para a Paz (AAPI), nomeado em 2019. É membro-fundador da PEN Cabo Verde e sócio da Associação de Escritores Cabo-verdianos e da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde.

Em 2023, foi nomeado ao Prémio de Melhor Super Curta-Metragem com seu filme de animação “A Fita Cor-de-rosa” no Student World Impact Film Festival – SWIFF 2023 (EUA) e também para Melhor Curta-Metragem do FESTIN –14º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.