Celso Athayde

Celso Athayde

Natural da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, é empresário, especialista em potencial orgânico e económico das favelas e periferias e é fundador da Central Única das Favelas (CUFA) e da Favela Holding.

Em 2017, foi reconhecido como “Empreendedor Social do Ano”, pela revista brasileira Istoé.

A CUFA é a maior organização social brasileira que atua nas periferias e favelas. O hub de projetos sociais para transformar a imagem das comunidades desfavorecidas está presente nos 26 estados brasileiros, tem sede global nos Estados Unidos e representações em mais de 17 países. Teve um papel fundamental durante o período da pandemia de Covid-19, através do programa CUFA Contra o Vírus e Mães da Favela, que auxiliaram perto de quatro milhões de pessoas desfavorecidas.

Celso Athayde também possui vasta experiência como executivo social e desenvolve negócios no continente africano; é autor de cinco obras publicadas; dirigiu e produziu os filmes Falcão Meninos do Tráfico, co-dirigido por MV Bill, Três da Madruga, Di Menor e Soldado do Morro e representa ainda nomes do hip hop brasileiro, como Nega Gizza e MV Bill.

A Favela Holding, um conjunto de mais de 20 empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e dos seus moradores, realiza anualmente a Expo Favela Innovation, uma feira de negócios, cujos expositores são empreendedores e startups da periferia.

O objetivo é promover um encontro de investidores e empreendedores, criar um espaço de Networking e aceleração de negócios. Depois de 2022, a feira é realizada em diferentes Estados do Brasil e, em 2024, terá sua primeira edição em Paris. 

Athayde pretende com a internacionalização dos seus projetos exportar soluções sociais e contribuir para o desenvolvimento global.

Últimas notícias