Catarina Rafael Mendonça Taborda é uma política guineense e empresária nascida a 7 de novembro de 1989, em Portugal.
Em 2018, foi secretária de Estado do Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau. É membro e vice-presidente do Partido da Convergência Democrática. Formou-se na escola de comércio de Lisboa.
Lançou, em 2021, a Fundação Catarina Taborda, um projeto com o objetivo de contribuir para o fortalecimento, sustentabilidade e desenvolvimento social das mulheres.
Catarina assume-se como ativista social e defensora de causas femininas, abordando temas como a igualdade de género, combate à violência doméstica, fome, mais saúde, justiça social e educação para todos.
Em 2023, a Fundação lançou a primeira clínica comunitária móvel na Guiné-Bissau, para ajudar a salvar as vidas das camadas mais desfavorecidas em todo o país. A Fundação Catarina Taborda atribuiu também bolsas de estudos para Portugal a vários jovens guineenses.
Num evento da Coligação da Juventude dos PALOP, Catarina Taborda foi distinguida como Figura Africana de 2021/2022, pela sua contribuição para o desenvolvimento da comunidade local e advocacia para o envolvimento dos jovens e questões de desenvolvimento juvenil. Em 2023, foi também homenageada no Best Of Guiné-Bissau Awards.