Baptista Miranda

Com apenas 20 anos, Baptista José Miranda conquistou o mundo dos youtubers, tornando-se o maior nome de Angola nessa área, apesar de criar conteúdo, sobretudo, voltado para o público brasileiro.

Nascido em Benguela, no município do Lobito, Baptista deu início à sua carreira em 2017, influenciado pelo amigo Edjoy Morais, também youtuber na época.

Baptista criou um canal no YouTube e começou a produzir tutoriais de informática, mesmo sem dominar a área.

Em 2018, inspirado pelo youtuber moçambicano Marcelino – agora seu amigo -, que criou um vídeo a destacar as principais diferenças entre Moçambique e o Brasil, Baptista fez um vídeo semelhante, intitulado “Angola vs Brasil”.

A forte interação orgânica foi resultado da sua personalidade carismática e humorística, o que se refletiu na clara aceitação do seu conteúdo pelo público brasileiro.

Foi apenas em 2020 que a sua carreira teve um grande impulso, após ser convidado para colaborar com o youtuber brasileiro Orochinho.

A sua popularidade chegou aos ouvidos de diversas personalidades das redes sociais – não apenas no Brasil – incluindo do famoso Felipe Neto e a gigante de podcasts Flow Podcast.

Após esse crescimento e aumento da popularidade entre os brasileiros, recebeu o convite de Igor3K para gravar um episódio do Flow Podcast. Baptista Miranda não só participou no programa, como acabou por se mudar para São Paulo, depois de receber um contrato de um ano com a rede de podcasts.

O influenciador possui números impressionantes nas redes sociais: mais de 6 milhões de seguidores, 40 milhões de likes no TikTok e 100 milhões de visualizações no YouTube.

Já participou de programas de televisão como “The Noite”, com Danilo Gentili, que o chamou de “o prodígio angolano mais brasileiro do mundo”.

É membro do Flow Podcast, um dos programas de YouTube mais assistidos do Brasil, e está envolvido no projeto “60 dias”, do empresário e influenciador digital Carinani.

Baptista Miranda despertou a curiosidade dos brasileiros pela cultura angolana, o que abriu portas para um intercâmbio orgânico entre artistas e influenciadores de ambos os países. Um exemplo disso foi a visita do Kudurista Príncipe Ouro Negro ao Brasil, em 2023. Em novembro, o artista foi um dos ilustres convidados do talk show The Noite.