Andreza Rocha

Andreza Rocha

Formada na área de Recursos Humanos, é CEO e fundadora do AfrOya Tech, Hub de Projetos em Tecnologia e Inovação com foco em Diversidade e Inclusão Racial. Integrante do Grupo de Trabalho de Raça e Gênero da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia-SICT/RS e do Coletivo AqualtuneLab. 

Nascida em Brasília, Andreza Rocha mudou-se aos 15 anos de idade para o Rio Grande do Sul para seguir o seu sonho na área de pessoas e empresas de tecnologia, mas desde cedo incomodou-se com a sub-representação negra nas equipas de Tecnologias de Informação.

Em 2020, criou o Afroya, um Hub afroturista global com missão de mobilizar e empoderar pessoas negras, através de projetos de formação e consciencialização no mercado de TI. Nome inspirado na língua Iorubá, Oyá significa “Rio da Riqueza”, nome antigo do rio Níger, que cruza diversos países africanos e era usado como rota de transporte de mercadorias.

Em 2021, integrou a lista das 100 personalidades femininas mais brilhantes em Inteligência Artificial e Ética, pela Lighthouse.

Em 2023, integrou a lista  Linkedin Top Voice IA.